Categories
Dicas

Tirou a carteira mas está sem coragem de dirigir?

Por acaso já começou a suar, sentiu a boca seca ou o coração palpitar só de pensar em assumir a direção de um carro? Então, provavelmente seu medo de dirigir pode ser mais sério do que você imagina.

É preciso entender a diferença de ficar nervoso, sentir um frio na barriga, ao pensar em dirigir, de sintomas como os relatados acima… que, nesse caso, significam um medo mais severo de dirigir.

E não pense que isso é algo incomum, na verdade, é mais comum do que muita gente imagina.

Inclusive, é enorme o número de pessoas que passam pela autoescola, conseguem pegar a carteira, mas… cadê a coragem de assumir a direção?

Você se identificou com alguma dessas situações relatadas? Conhece alguém que morre de medo de dirigir, ou outras que possuem um medo, mais brando, uma insegurança, e não conseguem sequer tirar o carro da garagem?

Para aprender como perder o medo de dirigir preste atenção nessa dicas abaixo:

Treino e segurança

Conquistar uma carteira de habilitação é só o primeiro passo para o completo domínio do volante. É preciso treinar muito, praticar muito para, então, conseguir ter a segurança necessária. Muitas vezes é só o que falta para a pessoa perder o medo, segurança. E a segurança só vem com a prática.  Cada pessoa tem seu tempo, por isso, não seja tão crítico, seja paciente com você mesmo.

Familiarize-se com o carro

É fundamental conhecer muito bem o carro, todos os botões e funções, isso traz mais segurança. Invista um tempo para fazer isso e treinar aqueles movimentos que ainda não são naturais, e que precisam ser automatizados. Ligue e desligue o carro, puxe o freio de mão, ligue setas, passe as marchas, controle a embreagem o farol, ajuste retrovisores. Procure conhecer cada função do seu carro e conheça todos os espelhos do automóvel. Se familiarizar com o próprio veículo é muito importante para perder o medo de dirigir.

Treine em horários calmos

Uma das formas de perder o medo, sem dúvida, é treinando. Só com a segurança de saber dirigir é que você vai ter a coragem de enfrentar o volante. Mas, claro, é preciso treinar nos horários e lugares certos, fugindo daqueles períodos em que há muitos carros na rua. Uma dica é começar pela garagem ou estacionamento (vazio) para poder fazer manobras, treinar ré, baliza, enfim, tomar mais intimidade com a direção e o seu carro.

Escolha uma companhia

E na hora de treinar, nada melhor do que contar com uma companhia experiente, e bem calma, que possa lhe passar segurança e, até mesmo, dicas e experiências.

Apele para um profissional

Se mesmo tendo tirado a carteira, se seguindo essas dicas acima, mesmo assim, não se sentir seguro o bastante para encarar uma direção, ou mesmo, se perceber sintomas de fobia toda vez que pensa em pegar no carro ou aprender a dirigir, então, com certeza, a melhor forma de vencer o medo é apelando para uma ajuda profissional. Existem psicólogos capacitados para lidar com esse tipo de medo, que através de terapias, as vezes em conjunto com um instrutor, vão fazer com que vença o medo de dirigir.   Ou mesmo, é possível escolher uma autoescola que ofereça aulas específicas para quem tem essa fobia, as quais associam as aulas com terapias.

Leave a Reply